Tantas coisas acontecem ao nosso redor.Nós olhamos mas não vemos. Que tal olhar o mundo com olhos de ver ? E aprender, crescer e nos tornarmos mais humanos ?

domingo, 27 de março de 2011

Nossos contrastes



Assim como todos nós, nossa cidade é repleta de contrastes. Aprendi que é convivendo com o diferente que nós podemos exercitar a alteridade. "“A experiência da alteridade (e a elaboração dessa experiência) leva-nos a ver aquilo que nem teríamos conseguido imaginar, dada a nossa dificuldade em fixar nossa atenção no que nos é habitual, familiar, cotidiano, e que consideramos ‘evidente’. Aos poucos, notamos que o menor dos nossos comportamentos (gestos, mímicas, posturas, reações afetivas) não tem realmente nada de ‘natural’. Começamos, então, a nos surpreender com aquilo que diz respeito a nós mesmos, a nos espiar. O conhecimento (antropológico) da nossa cultura passa inevitavelmente pelo conhecimento das outras culturas; e devemos especialmente reconhecer que somos uma cultura possível entre tantas outras, mas não a única.” (F. Laplantine, 2000:21)" http://pt.wikipedia.org/wiki/Alteridade.
A observação do cotidiano e daquele que está próximo nos mostra facetas de nossa forma de viver e nos relacionarmos com o mundo que está em constante construção.
E para concluir, você conhece os bairros que estão nesta imagem ?

Um comentário:

  1. Isabel, e é por isso que a crônica, outrora tratada como gênero literário "pobre" ou "menor" vem finalmente conquistando o devido espaço e o respeito que merece, pois é a observação arguta do cotidiano, do espaço, das transformações que a sociedade passa e é um excelente legado para se compreender uma época.

    Para concluir, conheço os bairros e posso até arriscar de que local foi tirada a foto...rsrs ;)

    ResponderExcluir