Tantas coisas acontecem ao nosso redor.Nós olhamos mas não vemos. Que tal olhar o mundo com olhos de ver ? E aprender, crescer e nos tornarmos mais humanos ?

quarta-feira, 9 de março de 2011

Resenha: Modulo 1- A Dimensão Estruturante da Tecnologia


RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009

A obra, Redes Sociais na Internet, descreve a dinâmica das relações e interações nas redes sociais, além de tratar dos elementos que a compõe, os atores e as conexões que aparecem no ciberespaço construindo identidades e novas propostas de ações e funções para as chamadas ferramentas de publicações tais como os Weblogs, fotologs, e o YouTube que são alimentadas pela capacidade dos atores em exercerem a cooperação, competição e conflitos.

Neste livro, a autora discorre sobre a funcionalidade e a estrutura das redes sociais subdividindo em duas partes, Redes Sociais na Internet e Aspectos do Estudo das Redes Sociais na Internet. A parte 1, apresenta os capítulos: Os elementos das Redes Sociais na Internet, Tipologias das Redes Sociais na Internet e Dinâmicas das Redes Sociais na Internet. Na parte 2, os capítulos são: Tipos de Redes Sociais na Internet, Sites de Redes Sociais, Difusão de Informação em Redes Sociais e Comunidades em Redes Sociais, apresentando o texto de forma clara e interligada.

A autora discorre nesta obra sobre o ciberespaço, um local onde os atores e as conexões coexistem construindo uma funcionalidade para as redes sociais. Os atores, na intenção de estabelecer comunicação utilizando o computador como ferramenta, constroem uma identidade, um perfil com a finalidade criar e fortalecer laços e interações sociais.

Os atores promovem interações sociais de forma síncrona e assíncrona, pois a temporalidade nas redes sociais, também é construída pelas representações que cada indivíduo apresenta. As comunicações podem acontecer num mesmo espaço de tempo entre duas ou mais pessoas, como no msn, de forma síncrona ou cada indivíduo troca informações no tempo que tem disponível, de forma assíncrona, no entanto, tal comunicação que tem o computador como mediador, fortalece o distanciamento físico entre os indivíduos e, ao mesmo tempo a aproximação e muitas vezes o encontro entre pessoas que perderam o contato.

A competição, a cooperação e o conflito, são componentes sociais que interferem na dinâmica das redes sociais. Estes processos que embasam as relações sociais não virtuais, no mundo virtual, mediado pelo computador, agregam e rompem laços, obrigando as redes a se reestruturarem. A autora, neste sentido, discorre sobre a tipologia das redes sociais, afirmando que há uma ordem dinâmica na estruturação das redes, as pessoas têm possibilidades semelhantes de estabelecerem conexões. Mas, os nós que possuem maior número de conexões têm maiores chances de criarem outras conexões e aproximar mais indivíduos.

Os nós das redes se constituem em atores, que possuem interesses, sentimentos e perspectivas, estas influenciam as informações que são geradas, absorvidas e propagadas pelos grupos. Este processo fortaleceu a criação de ferramentas de publicação, que vão tomando formas e funcionalidades as mais diversas daquelas que seus criadores propuseram; e por sua vez enriquece a quantidade e a qualidade dos dados gerados pelos grupos.

Este fenômeno que envolve a interação social, analisado pela autora, ao meu ver é resultado de um processo histórico onde a necessidade humana de comunicação e agrupamento se manifesta. Todos enquanto seres humanos necessitam viver em grupos, até para manter a sobrevivência da espécie. Desta forma, a criação e manutenção das redes sociais está auxiliando a aproximação e o encontro de pessoas que muitas vezes foram muito próximas, e que a distância no espaço físico ou na temporalidade escassa do mundo atual foram se distanciando. Para Nelson Pretto, as pessoas constroem interfaces para se comunicar e produzir saber, construindo assim, um mundo virtual, o ciberespaço ( 2005.p.55)

Além deste benefício, a utilização destas ferramentas traz a possibilidade do desenvolvimento de habilidades cognitivas, para tanto é imprescindível ao indivíduo identificar, analisar, selecionar de forma crítica aquela informação que lhe será útil em determinado momento gerando interatividade, que Pretto (2005, p. 144) descreve como tendo “dois significados: podemos dizer que ela pode ser utilizada como interação, diálogo e reciprocidade entre seres humanos e, também, pode estar associada à intervenção humana na máquina, por meios de suas possibilidades tecnológicas” que são ilimitadas pois as mensagens têm a possibilidade de serem manipuláveis por diversos atores.

O processo de formação de cada indivíduo, hoje, é bastante particular, principalmente devido à enorme possibilidade de aquisição de informações disponíveis no mundo mediado ou não pelos computadores, desta forma recomendo o estudo desta obra a todos aqueles que se interessem em compreender um pouco mais a relação que pode existir entre as pessoas, os perfis apresentados nas redes sociais e as próprias redes sociais e suas ferramentas de publicação pessoas tais como os fotologs, Weblogs, e o YouTube. Desta forma, para os educadores em constante formação seria extremamente útil o conhecimento desta obra.

A autora desta obra, Raquel Recuero, escreveu também Métodos de Pesquisa para Internet, é professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Letras, com concentração em Linguística Aplicada e dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade Católica de Pelotas (UCPEL). Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Membro do corpo editorial de diversos periódicos e pesquisadora vinculada ao CNPq.

Isabel Cristina de Sousa Fernandes, aluna do Curso de Especialização em Tecnologias e Novas Educações, promovido pela Universidade Federal da Bahia.

Referências

PRETTO, Nelson de Luca (organizador). Tecnologia e Novas Educações: projeto gráfico: Rogério Santos Amaral. Salvador, EDUFBA, 2005

http://www.editorasulina.com.br/autor_det_2.php?id=329

Um comentário:

  1. Oi, Isabel!

    Sem dúvida, me parece livro interessante - como é o fenômeno das redes sociais. E a coisa toda vai ficar mais interessante ainda porque o futuro ( minto,o presente: o futuro não distante é a popularização) destas redes tem a ver com MOBILIDADE.

    E enquanto isso a escola continua com sua rigidez, estática, embora algumas tentativas (isoladas) sejam bem sucedidas.

    Abs!

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